Came to Find – Vim Encontrar

ENGLISH: So tell me, what did you come to find here? Read more and see what my opinions & thoughts on everything are all about. Followed my blog? I'll follow yours. PORTUGUÊS: Então me diga, o que você veio encontrar aqui? Leia mais e veja quais são as minhas opiniões & pensamentos sobre todas as coisas. Seguiu o meu blog? Vou seguir o seu.

PORT.: Benefícios de Ser Bilíngue

Nasci no Brasil, consequentemente meu primeiro idioma foi o português (não, no Brasil nós não falamos espanhol!) mas, quando eu tinha três anos minha mãe notou algo que mudaria minha vida: ela me viu falando algumas palavras e frases do filme “A Bela Adormecida” em inglês. Então fica a pergunta, existe diferença entre monoglotas e bilíngues?

* Blog Arquivos Misteriosos

Pesquisando sobre o tema me deparei com algo que foi descoberto em 2003, pela psicóloga Ellen Bialystok da Universidade York de Toronto, no Canadá. Ela fez uma pesquisa onde crianças tinham que identificar qual frase era gramaticalmente certa. Crianças monoglotas e bilíngues enxergavam o erro em frases como “maçãs cresçam em árvores”, mas as diferenças apareciam quando analisavam frases sem sentido, como “maçãs crescem em narizes”. Os monoglotas, desconcertados pela ideia ridícula, não conseguiam reconhecer que a sentença não tinha erros gramaticais, enquanto os bilíngues davam a resposta certa. Bialystok defende que os cérebros de bilíngues passam por melhorias no chamado “sistema executivo” do cérebro, um conjunto de habilidades mentais que dá capacidade de bloquear informações irrelevantes. Essa vantagem seria a responsável por eles conseguirem se concentrar na gramática e ignorar o sentido das palavras. A característica também os ajuda a passar de uma tarefa para outra sem ficar confuso. Paula Rubio-Fernández e Sam Glucksberg, psicólogos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram que indivíduos bilíngues são mais capazes de se imaginar no lugar dos outros, pois têm mais facilidade de bloquear informações que já conhecem e se concentrar no ponto de vista alheio.

* Mamiverse Website

A razão pela qual o cérebro dos bilíngues é tão focado foi o objeto de estudo de Viorica Marian, psicóloga da Universidade Northwestern nos EUA. Usando monitores de movimento dos olhos para registrar o foco dos voluntários durante as pesquisas, ela colocou objetos em frente aos indíviduos bilíngues em russo e inglês e pediu, em inglês, que eles “pegassem a caneta”. A pergunta foi completamente entendida pelos voluntários, mas “caneta” tem o som similar a “selo” em russo, ocasionando que estes dessem uma rápida olhada no objeto errado (o selo, neste caso) antes de escolherem o correto (a caneta). O que se concluiu disso foi que, as duas línguas estão sempre competindo pela atenção do nosso cérebro, mas quando os bilíngues falam, escrevem ou escutam o rádio, o cérebro está ocupado tentando escolher a palavra certa e bloqueando o mesmo termo da outra língua.

* Missive Maven Website

Outro benefício em ser bilíngue é o fato do cérebro resistir aos efeitos da velhice por mais tempo. Bialystok coletou dados de 184 pessoas diagnosticadas com demência, metade das quais bilíngues. Os resultados publicados em 2007 mostraram que os sintomas surgiram quatro anos mais tarde entre os bilíngues em relação aos monoglotas. Em 2010, eles repetiram o estudo em 200 indivíduos com Alzheimer e o resultado foi o mesmo, os sintomas começaram a aparecer cinco anos mais tarde entre aqueles pacientes que eram bilíngues.

Aprender um novo idioma não é fácil, demanda tempo e muita força de vontade, mas ao ver quantas coisas positivas isto é capaz de proporcionar a vida de um estudante, esquecemos o quanto a estrada é árdua. Se você, assim como eu nesse exato momento, está aprendendo um novo idioma, aqui vai minha mensagem: não desista agora! Vai valer a pena algum dia.

* Informações fornecidas por: Revista Galileu

One comment on “PORT.: Benefícios de Ser Bilíngue

  1. Pingback: Raising Bilingual Kids Blogging Carnival: Hidden Opportunities | The Head of the Heard

Leave a Comment - Comente Aqui Sobre o Post

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Visitors – Visitantes

Flag Counter

Enter your email to follow this blog and receive notifications of new posts by email - Coloque seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts por e-mail

Join 770 other followers

Calendar – Calendário

July 2013
M T W T F S S
« Jun   Aug »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d bloggers like this: